Vamos começar colocando um ponto final.
Pelo menos já é um sinal de que tudo na vida tem fim.
Antes de começar propriamente o assunto deste post devo expressar que o windows 7 é Shoooowwww!!!!!! Tá rodando perfeitamente em um notebook Pentium DualCore, 2GB RAM, 320GB HD…. PERFEITO!!!!! Bem, nesta madrugada, enquanto escrevo, espero para ver se o sol que vai nascer brilhará mais que o primeiro deste mês de Julho.
No dia 2 de Julho de 1823 a luta, pela independência, de um grupo que muito mais se empenhou, onde muitos negros deramarram seu sangue, mas foram esquecidos e substituidos por um casal de cablocos, fez muito mais que dar um grito as margens de um rio.
Apesar do esquecimento, brilhará hoje um sol que nos faz lembrar os povoados do recôncavo, que enviaram seus filhos e escravos para fazer a independencia do Brasil, não só dizer, muitos desses não voltaram para suas casas, ou senzalas, muitos não receberam a auforia prometida, fizeram a terra livre, mas continuaram escravos.
Me recordo neste momento quando a tocha foi acessa ano passado aqui em Candeias, quando os atletas de São Francisco do Conde entregaram aos nossos a missão de levar a chama que anuncia a liberdade à cidade de Simões Filho, Candeias festejava um momento único, estava livre de uma familia que dominava e expoliava esta cidade através dos cargos públicos municipais.
Jair Cardoso, político, advogado e historiador da cidade em seu discurso saudou, não os heróis e os generais, mas nossos antepassados negros, que a história não cita os nomes, e neste momento eu faço o mesmo, agradecendo e incitando que façamos também a cada dia a nossa luta por liberdade. Liberdade de lutar por um bem comum, uma vida melhor, esperança e futuro.
Kalleu Natividade
Kalyl Clive