Subscribe:

Eu com Javé

quarta-feira, 17 de março de 2010

Precisamos Conhecer Gente!

GL_253 

“Deixar de vê-las nas notícias do Jornal!”

Hoje estava olhando minhas listas de contatos no Orkut e no MSN, constatei que preciso conhecer gente! Conhecer em um sentido bem amplo, pois tenho muitos amigos e amigas virtuais, mas poucos desses se convertem em relacionamentos reais, poucos eu conheço.

Quando eu falo conhecer, não estou me referindo à concepção hebraico-bíblica da palavra conhecer (não me refiro a sexo ou relacionamento amoroso ou íntimo), mas refiro-me a ter um nível de amizade onde eu pelo menos saiba o que esperar do outro e o que o outro espera de mim.

Na religião encontramos muitas linhas teológicas e leituras hermenêuticas exclusivistas, as igrejas evangélicas se fecham ao mundo, o discurso é de guetho, a igreja se fecha para a sociedade: “não podemos nos relacionar com os ímpios, os mundanos” este é o discurso e a prática, mesmo que não haja o discurso (falando de forma geral).

Você que é cristão e está lendo-me, pense: Quantas pessoas de fé diferente a sua você conhece? E quantos destes que conhece você considera amigo? Você visitaria o terreiro de macumba daquele amigo que você tenta evangelizar? Ou o centro espírita?

Pois, precisamos conhecer gente! Conhecer as dificuldades de toda gente! A luta diária de toda gente! O processo de fé de toda gente! Só assim estaremos vivendo as facetas sociais do cristianismo, que é uma religião de doação do “eu” para o “outro”.

A minha fé não me faz melhor do que ninguém, minha comunhão com a Eclésia não isenta minha responsabilidade com a sociedade, não sou um “ET”. Eu preciso conhecer gente! Preciso conviver com gente! E gente é pluralidade! Gente é a imagem e semelhança de Deus! Nosso Deus é social! Não estou dizendo que Deus muda. Preste atenção na conversa!

Estou dizendo que nosso Deus é mais de uma, é uma sociedade plural aberta, precisamos assim também ser, estar aberto para a pluralidade sem mudar o que não for necessário mudar, preciso ser autêntico e deixar de confundir e confundir-se, na sociedade e a sociedade.

Depois retorno com esta discussão, a partir dos comentários de vocês… Mas, hoje tenho uma reação desta constatação. Vou de forma autêntica melhorar o nível dos meus relacionamentos, lutar para manter a justiça social e comunitária, respeitar a fé dos outros, deixar a hipocrisia e ser cristão de verdade, passar A Conhecer Gente!

Kalleu Natividade

9 comentários:

Ly Saldanha disse...

Ótimo. Mas podemos pensar em CONHECER GENTE e se fazer conhecido por gente. Na verdade o que me causa um desconforto neste processo é a idéia de que nos fechamos no guetho ou de que precisamos adentrar os outros gethos para CONHECERMOS GENTE. Lidar com ideias outras de Cristianismo ou mesmo de outras linhas hermenêuticas não nos assegura esse conhecimento.

Ly Saldanha disse...

Ah, só esqueci de dizer que gostei muito do seu texto, apesar de pensar um pouquinho diferente.rs.
Show de bola!
Bj!;)

Kalleu Natividade disse...

Muito obrigado Ly... Amo que discordem, é mais produtivo para mim lidar com o diferente, sempre aprendo e cresço... espero te ver muito por aki... bjs...

Alexandre Devereaux disse...

Pois bem Lleu, "comungamos" na idéia de pactuar com novas pessoas e de nos enlaçar em novos relacionamentos. Concordo sim, vivemos numa comunidade de gueto (sem h, seu ilustrador..rsrs) e nossa mentalidade foi reprimida quanto a evasão de nossos espaços e a busca pelo diferente.
Discordo, portanto da opinião de Ly, pois se não me engano, foi um tal de Jesus, que demonstrou maior exemplo, ao se importar em conhecer gente, saindo da sua comunidade extremamente restrita e se propondo aos novos relacionamentos. Lembrebo-nos da mulher samaritana, o poço e o pedido. Jesus se lança nesse mundo novo sem medo de ser feliz. Ele repreende os fariseus e tantos outros, que mantinham essa mesma preocupação.
Bem... eu quero ser como Jesus. Sair do meu gueto (porque ele não precisa tanto de mim), invadir expassos alheios de maneira que seja capaz de influenciá-los à uma vida melhor, e se não der certo, ao menos tenha uma amizade forte e verdadeira, que possa bater papo nas altas madrugadas (refer. a Jesus e Nicodemos.

Kalleu Natividade disse...

^^ Legal Alê!!! Tô gostando do debate...

Reuel Albuquerque disse...

Muito interessante... realmente é nescessários ter novas amizade... o msn, orkut...é bom modo de fazer amigos PARABENS kaleu!

Unknown disse...

Concordo mais do que discordo meu santo. Texto muito direto e objetivo.
É verdade que vivemos em um contexto social (incluindo a igreja) que promove relacionamentos superficiais de pessoas a pouco metros quadrados de distância, paradigma que temos que superar de um modo corajoso e despidos de uma amizade interesseira.

Só digo que não devemos estar em cem por cento dos lugares que nossos amigos frequentam, o que não nos impede de conhecê-las e ser mutuamente influenciados por eles como precisamos.

Exemplo: Para me socializar, entro num terreiro de macumba para assistir a um rito que meu amigo participa. Daí eu não participo, só assisto. Tá lá o culto rolando e eu nada. Todo mundo vai achar o máximo né? E se eu participar, pior ainda, quantos deuses eu tenho? Simplismente não dá.
Vejo que alguns bens socias existem nos terreiros, como o espaço família que há ali, mas nada além disso.

Não acredito em uma lógica barata de: eu adoro um pouco seu deus que vc adora o meu(não estou dizendo que vc defendeu isso)
Amizade não é homogeneidade e sim heterogeneidade declarada e respeitosa.

E eu acredito que uma separação religiosa entre amigos não traz um relacionamento superficial, mas um relacionamento com limites de respeito.

Unknown disse...

Antes de responder lembre-se que costumamos discutir muito até entender que estamos falando a mesma coisa!!kkkkkkkkkkkkkkkk

Kalleu Natividade disse...

Realmente Lucas estamos mais uma vez falando a mesma coisa... rsrsrsrs

Postar um comentário

Powered By Blogger