Subscribe:

Eu com Javé

quarta-feira, 17 de março de 2010

Precisamos Conhecer Gente!

GL_253 

“Deixar de vê-las nas notícias do Jornal!”

Hoje estava olhando minhas listas de contatos no Orkut e no MSN, constatei que preciso conhecer gente! Conhecer em um sentido bem amplo, pois tenho muitos amigos e amigas virtuais, mas poucos desses se convertem em relacionamentos reais, poucos eu conheço.

Quando eu falo conhecer, não estou me referindo à concepção hebraico-bíblica da palavra conhecer (não me refiro a sexo ou relacionamento amoroso ou íntimo), mas refiro-me a ter um nível de amizade onde eu pelo menos saiba o que esperar do outro e o que o outro espera de mim.

Na religião encontramos muitas linhas teológicas e leituras hermenêuticas exclusivistas, as igrejas evangélicas se fecham ao mundo, o discurso é de guetho, a igreja se fecha para a sociedade: “não podemos nos relacionar com os ímpios, os mundanos” este é o discurso e a prática, mesmo que não haja o discurso (falando de forma geral).

Você que é cristão e está lendo-me, pense: Quantas pessoas de fé diferente a sua você conhece? E quantos destes que conhece você considera amigo? Você visitaria o terreiro de macumba daquele amigo que você tenta evangelizar? Ou o centro espírita?

Pois, precisamos conhecer gente! Conhecer as dificuldades de toda gente! A luta diária de toda gente! O processo de fé de toda gente! Só assim estaremos vivendo as facetas sociais do cristianismo, que é uma religião de doação do “eu” para o “outro”.

A minha fé não me faz melhor do que ninguém, minha comunhão com a Eclésia não isenta minha responsabilidade com a sociedade, não sou um “ET”. Eu preciso conhecer gente! Preciso conviver com gente! E gente é pluralidade! Gente é a imagem e semelhança de Deus! Nosso Deus é social! Não estou dizendo que Deus muda. Preste atenção na conversa!

Estou dizendo que nosso Deus é mais de uma, é uma sociedade plural aberta, precisamos assim também ser, estar aberto para a pluralidade sem mudar o que não for necessário mudar, preciso ser autêntico e deixar de confundir e confundir-se, na sociedade e a sociedade.

Depois retorno com esta discussão, a partir dos comentários de vocês… Mas, hoje tenho uma reação desta constatação. Vou de forma autêntica melhorar o nível dos meus relacionamentos, lutar para manter a justiça social e comunitária, respeitar a fé dos outros, deixar a hipocrisia e ser cristão de verdade, passar A Conhecer Gente!

Kalleu Natividade

Powered By Blogger