Subscribe:

Eu com Javé

sábado, 23 de janeiro de 2010

Isso é Preconceito ou Ignorância?

infancia_paratiense Estava assistindo o programa Grande Encontro da Convenção Batista Baiana, por sinal foi muito bom (o pastor fez uma reflexão que me deixou de queixo caído em um texto que eu achava que conhecia de cór) que acabou a pouco tempo dando lugar a outro programa “cristão” (entre aspas mesmo) nem vou dizer qual… Bem o fato é que em sua pregação o “pastor” (também entre aspas) estava fazendo um preleção sobre sacrifícios, fez até uma leitura agradável, mas como sempre eles têm que falar besteira, o “pastor” inventou de fazer uma análise da palavra Moloque (ou Moloch, como queira, é o mesmo deus, com letra minuscula mesmo, rsrsrs).

 

Moloque é o nome de um antigo deus adorado pelos povos presentes na península arábica, na região do Oriente Médio. Segundo as escrituras os povos Estátua do deus Moloqueamorreus por volta de 1900 a.C. adoravam a Moloque. Nos rituais de adoração havia atos sexuais e sacrifícios de crianças. Estas eram jogadas em uma cavidade da estátua de Moloque, onde havia fogo consumindo assim a criança viva. Ele era, ao mesmo tempo, um fogo purificador, destruidor e consumidor. Moloque tinha um corpo humano com a cabeça de boi ou leão, no seu ventre havia uma cavidade em que o fogo era aceso para consumir sacrifícios. Muitos povos adoravam a Moloque porém com o fortalecimento do povo Hebreu e de outros reinos, estes povos foram desaparecendo, deixando o costume de adoração a Moloque. Pelas ordens de Deus dadas ao povo hebreu através de Moisés, era proibido, expressamente, a adoração a Moloque, bem como também o sacrifício de crianças a ele, sendo este severamente punido (Lv 20,2-5). Moloque era conhecido também como Malcã.

 

Com certeza esta pesquiza o “pastor” não se preocupou em fazer, pois ele estava relacionando a palavra Moloque, que vem do oriente, com a palavra Moleque que por sua fez é originária de regiões da Angola.

moleque (1) Moleque é uma palavra da língua portuguesa vem do Quimbundo "muleke", que significa menino, rapazote, menino de pouca idade. Originalmente era usado apenas em referência à criança negra, ao negrinho. Hoje já não se reconhece mais este significado. Durante a escravidão, tratar um branco por "moleque" era uma grande ofensa, uma vez que este termo referia-se sempre ao escravo. Atualmente, além de indicar qualquer garoto (às vezes, utilizado para designar a criança levada, travessa, seja ele branca ou negra), também pode ser utilizado (quando em relação a um adulto) para designar um individuo sem vergonha, sem palavra, sem responsabilidade, cujas atitudes são iguais a de uma criança. O Quimbundo é uma das línguas bantas mais faladas no noroeste de Angola, emprestando muitos termos tanto para Portugal quanto para o Brasil.

 

Querendo perpetuar a ignorância e o preconceito o “pastor” disse a uma igreja lotada de fieis e a uma programação em rede nacional que Moleque quer dizer demônio e que não permita seus filhos assim serem chamados, pois estarão os amaldiçoando. E a minha pergunta é:

 O que é isto? Preconceito ou Ignorância?

 Meu Deus, perdoa os teus ministros (isso é se eles forem teus mesmo), pois eles não falam o que tu pede…

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger