Subscribe:

Eu com Javé

sábado, 11 de julho de 2009

Gay Church

GAY_EFE_OK

Espanhóis criam a primeira igreja evangélica gay do país

09 de julho de 2009

Fonte: Portal Amazônia com BBC Brasil

MADRI - Um grupo de cerca de cem homossexuais espanhóis anunciou a criação da primeira comunidade religiosa para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais – a Primeira Igreja Protestante Inclusiva. O grupo se define como “uma organização evangélica que não pretende discriminar ninguém por opção sexual ou credo” e pretende formar pastores, oferecer cultos e casar homossexuais, inclusive ateus. Os criadores da igreja afirmaram que já têm preparados os estatutos da nova instituição e pedirão, ainda esta semana, a inscrição na Direção Geral de Assuntos Religiosos do Ministério da Justiça da Espanha. Este pedido pode iniciar uma disputa legal com a Federação Espanhola de Igrejas Evangélicas, organização que reúne as 2,3 mil organizações que professam esta religião no país. Eles disseram que primeiro eles vão precisar demonstrar que realizam atividades religiosas.
Casamento gay

A Federação Evangélica anunciou em 2005 a sua oposição ao casamento entre homossexuais, aprovado neste ano na Constituição espanhola. A Conferência Episcopal da Espanha também foi contra a aprovação do casamento entre homossexuais e critica a nova igreja gay. “Para começar, não sei como dizem que formarão novos sacerdotes, porque os evangélicos não possuem ordem sacerdotal, mas um pastor que dirige a oração”, disse o responsável pelo grupo de ecumenismo da Conferência Episcopal, Vicente Sastre. “É certo que algumas comunidades anglicanas americanas ordenaram sacerdotes homossexuais, mas houve tanto conflito e polêmica que estes grupos estão a ponto da ruptura. Em todo caso, a igreja católica tem uma postura clara sobre este assunto baseada no Novo Testamento”. Apesar das críticas, o Grupo Gay Evangélico da Espanha pretende insistir com a nova igreja. “Seremos a mais democrática das igrejas. Não é um projeto mediático, mas necessário, porque 99% das igrejas evangélicas espanholas nos impedem de receber os sacramentos e muitas delas nem nos deixam entrar”, afirmou à BBC Brasil o porta-voz do grupo, Andrés de la Portilla.

Reuniões secretas

“Além disso, essa nova instituição ajudaria a acabar com muitas mentiras e hipocrisias, principalmente dentro de ambientes religiosos”, completou. Segundo o porta-voz, o Grupo Gay Evangélico existe há 20 anos, mas ainda há muitas ameaças e represálias “tanto de setores eclesiásticos como laicos”. Por isso as reuniões sempre são secretas, e o endereço definitivo da nova igreja só será anunciado quando as medidas legais e de segurança estiverem garantidas. O que está confirmado é que a igreja ficará sediada na cidade valenciana de Sagunto, no litoral mediterrâneo, por sua localização estratégica, próxima a lugares frequentados abertamente por gays como Ibiza e Barcelona.

Comentário

Sem hipocrisia alguma eu não teria nada contra uma igreja formada por gays e para gays. Se a intenção fosse viver o evangelho de Cristo, mas pelo menos para mim, não há nenhuma novidade aqui, todos que não concordam com alguma coisa criam sua própria igreja.

Ainda não me atrevo a publicar aqui meu pensamento sobre o assunto, farei isso após completar algumas pesquisas, mas sendo o meu objetivo com este blog mostrar como deveria ser uma postura de igreja baseada nos ensinamentos de Cristo e como tal fato é polêmico, eu digo que estes gays deveriam estar na igreja assim como todos os outros e estes não deveriam se sentir descriminados pelo que são, mas através de uma busca coletiva descobrir os propósitos de Deus para a sua vida, construir e não repetir o que já foi dito, Bem, este assunto com certeza voltará, assim como o assunto sobre liberdade, só quero que vocês entendam que meu propósito aqui é polemizar, meus trabalhos sobre estes assuntos serão muito posteriores.

Kalleu Natividade

Kalyl Clive

Powered By Blogger