Subscribe:

Eu com Javé

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A&A – Anima e Animus – Cap 1. Futuro – parte 2

Índice

A&A – Notas Introdutórias

A&A – Prológo

Capítulo 1 – Futuro – 1ª Parte

Futuro – 2ª Parte

montanha-russa

- Mano!

 

- Sim!?

 

- Lembra daquele curta que assistimos ontem?

 

- Sim! Adoro Calvin e Haroldo…

 

- Eu gostaria de lembrar…

 

- Lembrar do que? Do filme? Tá ficando retardada é?

 

- Chato! Lembrar de como era ser criança… Tudo era simples…

 

- Já terminou o seu lanche?

 

- Sim! Vamos sair daqui!

 

- Venha, vamos ao parque.

 

- Qual?

 

- Aquele aqui perto, que abriu tem poucos dias… Vem! Vamos à montanha-russa… Sabe eu tenho um certo fascínio por ela! Me lembra a idéia de Eterno Retorno, a vida cheia de altos e baixos, tensão e reação, medo, preocupação, alegria, dor, calor, diversão, alívio e tantas sensações e emoções, mas sempre retorna ao ponto de partida para então começar tudo de novo…

 

- Demorou para chegar a filosofia! Você e Nietzsche de novo… Esta idéia de eterno retorno me dá é medo, eu aqui toda preocupada em decidir algo que fará diferença em todo meu futuro e você me vem com a idéia de que a vida é uma mera repetição? Lembra o que ele falou?

"E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?"

Não me surpreende que morreu pensando nisso sem chegar a ponto nenhum, até para ele a idéia era assustadora, tanto que ele diz que o portador desta é um demônio que a trouxe. É necessário que se ame muito a vida para conceber esta idéia.

 

- Pois bem minha irmã! Amor fati.

A&A

Naquela tarde meu irmão me distraiu das minhas exageradas preocupações, conduziu-me também a profundas reflexões, odeio aquele sabe tudo cheio de razão, rsrsrs, bem apesar de ser inconcebível para mim uma idéia que descredite ou não considere o livre-arbítrio, a idéia de que de alguma forma as coisas se repetem, me fez parar e observar melhor meu presente, analisando o meu passado e assim enfim com a mente mais clara decidi o meu futuro, afinal esta decição talvez eu já havia tomado em algum tempo de alguma forma.

"Não querer nada de diferente do que é, nem no futuro, nem no passado, nem por toda a eternidade. Não só suportar o que é necessário, mas amá-lo". "Quero cada vez mais aprender a ver como belo aquilo que é necessário nas coisas: - assim me tornarei um daqueles que fazem belas as coisas”. “Amor fati (amor ao destino): seja este, doravante, o meu amor." Não quero fazer guerra ao que é feio. Não quero acusar, não quero nem mesmo acusar os acusadores. Que minha única negação seja ‘desviar o olhar’! E, tudo somado e em suma: quero ser, algum dia apenas alguém que diz sim."

 

Continua…

A&A

NOTAS: Notem que no meio do texto existem links, bem fiz isso para facilitar a pesquisa caso se interessem pelo assunto… Beijos…

1 – As citações são de Gaia Ciência e outras obras de Nietzsche.

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger