Subscribe:

Eu com Javé

quarta-feira, 10 de março de 2010

שְרָפִים - Quem disse que Deus não dá assas a cobra?

Seraf2Do Hebraico, Saraf שָרָף (de שרף) palavra masculina, no plural Serafim שְרָפִים que quer dizer Serpente. Muitas traduções escolhem transliterar em alguns lugares e traduzir em outros, sabe Deus porquê…

Muito se houve que Deus não dá asas a cobra, mas quem foi que disse isso? Se observarmos a bíblia em Isaias 6.1-4 veremos o chamado do profeta, o texto nos diz:

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de seu manto enchiam o templo. Acima dele havia serafins (שְרָפִים); cada um tinha seis asas; com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. e clamavam uns aos outros: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos (Kadosh, Kadosh, Kadosh Javé [קָדוֹשׁ קָדוֹשׁ קָדוֹשׁ יהוָה]); toda a terra está cheia da sua glória. e as bases das portas tremeram à voz do que clamava (os serafins), e a casa se encheu de fumaça.”

A sabedoria popular muito se apropria deste dizer para indicar que o Divino não dá demais a quem não merece receber, mas em todas as possibilidades hermenêuticas¹ que me ocorre neste momento me atrevo a dizer que este dizer é totalmente errado. Pois:

 

Acredito no Livre Arbítrio. Deus sabe o que é melhor para nós, mas Ele não nos impõe a sua vontade. Se insistirmos muito em  algo, se quisermos muito que Ele nos permita algo, que determinado desejo se realize, Deus não se colocará contra a nossa vontade, mesmo que não seja a Dele. Temos permissão para escolher o bem e o mal, entre o bem e o mal, bem ou mal, possibilidades infinitas, até mesmo não escolher, se omitir. Isso ocorre, pois Deus não é uma figura vingativa sentada em um trono de vigilância, pronto para punir os transgressores. Temos a escolha e temos uma orientação, escolhe porém o bem (Salmo 34.14).

 

Acredito na Graça. O maior presente que Deus poderia nos dá, já foi entregue. Uma vida foi dada, “porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (João 1.17), graça é algo que recebemos mesmo sem merecer, neste sentido, mais uma vez Deus dá sim assas a cobras, nos deu perdão, libertação, nova vida, oportunidade de reconstrução, possibilidade de ser amigo, mesmo sendo traidor, nos tornou coerdeiros, redimidos, filhos, nos deu mensagem de transformação, profecias, participação na ação transformadora e muito mais, por meio do amor. O que mais uma vez invalida a visão do Deus vigia e vingador que mais se aproxima do panteão grego.

 

Acredito na Bíblia. O texto da visão de Isaias diz que os serafins (serpentes) tinham assas, não só um par, mas três pares de assas, pés, mãos e voz… Bem este texto é uma visão profética, mas entendo que Deus nos dá muito mais do que merecemos, não só assas.

 

---------------------------------------------

¹ Hermenêutica, de forma simples podemos entender como a arte de interpretar.

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger