Subscribe:

Eu com Javé

sábado, 4 de setembro de 2010

Sobre o Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine

01/09/2010

 

Prezado Pr. Paschoal Piragine,

 

Sou membro da Segunda Igreja Batista do Plano Piloto, trabalho na Câmara dos Deputados a sete anos e tenho acompanhado o PT, o governo federal e os projetos relacionados com as questões ligadas a sexualidade. Tivemos acesso ao vídeo1 onde o senhor se pronuncia contra o PT e diante dele gostaria de fazer alguns questionamentos.

Entendo que faz parte do jogo democrático se falar mal de partidos políticos e até mesmo orientar de que não se vote em nenhum dos candidatos ligados a ele. A questão aqui não é a oposição ao PT, pois ela existe e é natural. A questão é sobre a veracidade do conteúdo dessa oposição.

Não conheço o Pastor, mas o tenho como uma pessoa integra e que esteja considerando que as informações que possui contra o PT sejam realmente verdadeiras. Entretanto trata-se de afirmações que não correspondem com a realidade.

No dia do culto gravado foi mostrado para igreja um vídeo falando de aborto, pedofilia, homossexualismo, dentre outros temas e no final o pastor fala que:

 

“Há um partido político que fechou questão sobre esse assunto, o partido político que é o PT de nosso presidente, em seu congresso desse ano, ele, no seu congresso geral, quando eles indicam seus deputados, ele fechou questão sobre essas questões. Ou seja, se um deputado, se um senador do PT, se ele votar contra, de acordo com sua consciência, contra qualquer uma dessas leis, ele é expulso do partido. Já dois deputados federais foram expulsos do PT, por se manifestarem contra o aborto. Isso fez com que a igreja católica se manifestasse publicamente, por que eles estavam ligados a igreja católica, junto ao PT, e se manifestarem contra, e por isso foram expulso do partido. E a igreja católica então emitiu nota pública dizendo: olha não votem em ninguém do PT. Eu diria para você a mesma coisa. Algumas pessoas não vão gostar do que eu estou falando, mas estou falando bem claramente. Porque quando não se pode votar com a consciência, não adianta votar em pessoas, porque o partido já fechou questão. Se você entrar no site do governo federal e pegar lá o Projeto Nacional de Direitos Humanos 3, você vai encontrar todas as propostas que o governo federal através do presidente da republica colocou na mão do congresso para serem votadas na próxima legislatura e todas elas são questão fechada pro PT. Todas elas estão aqui nesse vídeo. Tá? E mais. Se você olhar, você vai ver como a maquina estatal está mobilizada. Isso aqui é responsabilidade de pressão do ministério da justiça. Isso aqui é responsabilidade de pressão do ministério da saúde. E se os ministros de Estado que estão ligados a esse governo, não trabalharem assim, perdem o seu cargo. Então eu queria pedir para você levar a sério essa questão. Como pastor eu nunca fiz isso. Eu não estou dizendo para você votar em A ou B. Eu vou dizer para você em quem não votar: em pessoas que estejam trabalhando pela iniquidade em nossa terra. Porque senão queridos, Deus vai julgar a nossa terra. E se Deus julgar a nossa terra, isso vai acontecer na tua vida na minha vida, porque eu faço parte dessa terra. Porque Deus não tolera iniquidade. Amem? (Aplausos)"

 

Diante desse conteúdo eu gostaria de esclarecer que:

 

  1. Não é verdade que um parlamentar do PT não pode descumprir uma deliberação coletiva do partido por uma questão religiosa ou de foro íntimo. Veja o que diz o inciso XV do art 13 do estatuto do PT:

“Art. 13. São direitos do filiado:

XV – excepcionalmente, ser dispensado do cumprimento de decisão coletiva, diante de graves objeções de natureza ética, filosófica ou religiosa, ou de foro íntimo, por decisão da Comissão Executiva do Diretório correspondente, ou, no caso de parlamentar, por decisão conjunta com a respectiva bancada, precedida de debate amplo e público.”

  1. Não é verdade que dois deputados do PT foram expulsos por se manifestarem contra o aborto. Os deputados federais Henrique Afonso e Bassuma não foram expulsos. É verdade que eles tiveram conflitos com movimentos de mulheres sobre questões relacionadas ao aborto, mas não houve expulsão. Em função desses problemas eles foram punidos pelo PT o que os levou a mudarem de partido. Podemos até aprofundar o debate para avaliarmos se ouve ou não justiça na punição, mas não houve desrespeito ao direito de posicionamento por questões religiosas.

  1. Não conheço um posicionamento da igreja católica contra o PT. Conheço o posicionamento de um bispo, mas não uma deliberação da CNBB. Caso exista gostaria de conhecer.

  1. O Plano Nacional de Diretos humanos é elaborado pelos conselhos de diretos humanos com a participação do governo federal, mas não é uma novidade do governo Lula. O primeiro plano foi publicado através do Decreto número 1.904, de 13 de maio de 1996, e o segundo através do Decreto número 4.229, de 13 de maio de 2002. Em todos eles estão presentes assunto polêmicos ligados com a sexualidade. Diante disso seria um equivoco afirmar que todos os méritos e deméritos do PNDH 3 é de responsabilidade do governo Lula ou do PT.

  2. Dizer que o conteúdo apresentado no vídeo é o que está sendo defendido pelo PT não corresponde com a realidade. Podemos pegar os posicionamentos do PT e comparar com o conteúdo do vídeo e observaremos que não existe veracidade. Um exemplo bastante claro é a questão da pedofilia. Não conheço nenhum parlamentar, de nenhum partido político, ou algum grupo social que defenda a pedofilia. Atribuir uma acusação dessa natureza ao PT é de extrema injustiça.

 

Tenho acompanhado a atuação de dois deputados federais do PT, Walter Pinheiro (Bahia), Gilmar Machado (Minas), ambos membros de igreja batistas e testemunhado uma conduta idónea e coerente com os ensinamentos de Cristo. São dois exemplos bem próximos que exemplificam a injustiça de uma orientação contra todos os candidatos do PT.

Sabendo agora que as palavras do pastor perante a igreja não correspondem com a realidade, pergunto qual serão as atitudes do pastor diante delas.

Desde já agradecemos a atenção e aguardo uma oportunidade para um encontro pessoal afim de que possamos nos conhecer.

 

Que a Esperança seja Grande em Deus, que Seu Amor nos dê Força e Seu Espírito nos Oriente!

 

Forte abraço,

Geter Borges de Sousa

13 comentários:

Anônimo disse...

Ingênua ou deliberadamente, muitos pastores estão usando o púlpito para fazer política. Isso é pecado. Em vez de marcar uma reunião social com os interessados e conversarem sobre o assunto, não, eles preferem falar do púlpito, no momento solene do culto. Além disso, esse pastor usa do mais antigo recurso retórico do mundo: misturar verdade com mentira.
Esses graves problemas estão aí há muito tempo, só agora ele se posiciona? Os crentes verdadeiramente preocupados já devem estar de joelhos dobrados faz tempo.
Não duvido que os pastores que agora resolvem se posicionar politicamente não tenham por trás deles gente dos demotucanos desesperados por perder espaço.
Nenhum desses pastores se posiciona contra o horror do ensino público em São Paulo, por exemplo. Algo que em não muito longo prazo gera as mazelas apresentadas no vídeo.
Por fim, temos mesmo de orar para que Deus oriente nosso voto. Mas temos de levar em conta quem é quem no cenário político. Iniquidade existe em ambos os lados. Quando governantes não honram o país, vendendo-o no mercado e sendo subservientes às potências, também estão vendendo seu povo. Isso também é pecado.

Kalleu Natividade disse...

Seu comentário foi tão completo que nem preciso acrescentar nada...

Anônimo disse...

SOU CRISTÃO, MASSA DE MANOBRA NÃO!
Se você assim como eu não aceita esse tipo de manipulação como a feita pelo Pr Paschoal Piragine exerça a CIDADANIA e envie mensagens de protesto à PIB de Curitiba (www.pibcuritiba.org.br) e à Convenção Batista Brasileira (www.batistas.com). Não podemos aceitar esse tipo de manifestação anti democrática na Igreja.

Kalleu Natividade disse...

Este caso me encheu de vergonha...

Anônimo disse...

Quem tem de ter vergonha é quem usa o púlpito para fazer política; quem subestima a nossa inteligência. Nós, pelo contrário, devemos erguer a cabeça porque não aceitamos qualquer coisa. Acho que estamos tendo uma atitude bereana em relação a esse amontoado de bobagens.

Não acho antidemocrático falar mal de um partido, antidemocrático é dar a essa fala ares de santidade. Isso é intimidação, autoritarismo.

Esses pastores têm de se preocupar com o liberalismo teológico nas igrejas, com o distanciamento cada vez maior dos ensinamentos da Bíblia.

O pior é que ficam enchendo a caixa postal da gente com esse lixo de vídeo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

POLITICA SIM, POLITICAGEM NÃO...

LAMENTO QUE AINDA EXISTAM PASTORES QUE NÃO APRENDERAM O QUE É POLITICA E FAZEM... POLITICAGEM. QUANDO O PRESIDENTE LULA SAIU CANDIDATO., EM PULPITOS VÁRIOS PASTORES FALARAM QUE ELE IRIA FECHAR IGREJAS, QUE ELE ERA O ANTI CRISTO, QUE FAZIA PARTE DA IGREJA DE SATANAS... E BLA, BLA, BLA, ERAM 55 DEPUTADOS DA BANCADA EVANGELICA, HOJE SÃO 22 SOMENTE, SABEM PORQUE? LEMBRAM DOS SANGUESSUGAS, INFELISMENTE O CHEFE ERA PASTOR (BISPO, QUE FOI EXPULSO DE UMA GRANDE DENOMINAÇÃO, E FOI SUSPEITA DE MANDAR MATAR OUTRO PASTOR POLITICO)FORAM ENTREGUES VÁRIAS AMBULÂNCIAS PARA GRANDES IGREJAS, E NOS OS EVANGELICOS FICAMOS ENVERGONHADOS COM OS TAIS, O PSDB E O DEM ESTA COLHENDO O QUE PLANTOU NESTA NAÇÃO, PENA QUE PARECE QUE PERMANECERÃO MAIS 4 ANOS EM SP, ONDE A EDUCAÇÃO ESTA DESTRUIDA,... LEMBRANDO QUE A POUCO TEMPO O SRº ZÉ SERRA DECLAROU QUE NÃO DEIXARIA O GOVERNO DE SP, PARA SER PRESIDENTE E SE ISTO OCORRECE,QUE O POVO NÃO DEVERIAM VOTAR MAIS NELE... TAMBÉM SOU CRISTÃO E NÃO MASSA DE MANOBRA, O PR PASCHOAL DEVERIA PENSAR MELHOR ANTES DE FALAR BESTEIRA... NÃO TENHO PROCURAÇÃO DO PT, DO PRESIDENTE LULA, MUITO MENOS DA DILMA, MAS EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO OS PASTORES DEVERIAM TER MAIS TEMOR A DEUS, POIS NESTE PERIODO DE GOVERNO LULA FOI QUE O POVO MAIS PROSPEROU, E LEVOU GRANDES DIZÍMOS PARA CONSTRUIREM TEMPLOS ENORMES, E NESTE TEMPO FOI O PERIODO QUE MAIS IGREJAS FORAM ABERTAS. PARECE QUE A MAIORIA DOS PASTORES ESQUERERAM DE AVALIAREM E REFLETIREM A DIFERENÇA ENTRE O GOVERNO FHC E O DO PRESIDENTE LULA... QUESTÃO DE EMPREGO HOJE EM NOSSAS IGREJAS O TANTO DE PESSOAS QUE ESTÃO EMPREGADAS, NUNCA O PAÍS CRESCEU TANTO... E PARA TRAZER A LEMBRAÇA NINGUEM É DONO DA VERDADE, TEM UMAS FIGURINHAS DENTRO DO PSDB E DO DEM QUE SABEMOS PARA QUE TIME TORCE...É QUE TAMBÉM FAZEM PARTE DO DEUS DESTE SÉCULO.. MAS A QUESTÃO AQUI DEVE SER POLITICA... A DIFERENÇA DE UM GOVERNO DO PRESIDENTE LULA E DO PSDB E DEM DEMOSTRA FATOS ONDE O PROPIO SERRA DESESPERADO NO PROGARAMA ELEITORAL COLOCOU UMA IMAGEM DELE COM O PRESIDENTE LULA, E ESTA ESCONDENDO O PROPRIO AMIGO DE PARTIDO QUE FOI PRESIDENTE CHAMADO FHC PORQUE SERÁ?... PENSE, POLITICA SIM, POLITICAGEM NÃO?

QUEM ESCREVEU ESTAS PALAVRAS FOI O PASTOR DANIEL TELLES - MORADOR E PASTOR EM CIDADE TIRADENTES- S.P MAIOR COHAB DA AMERICA LATINA

MEU EMAIL pastordanielteles@ig.com.br

Anônimo disse...

Pra mim, indepedente de ser o PT a frente do governo, qualquer político ou partido que defenda as causas registradas, deve ser banido................................................................................................

Anônimo disse...

Olá Job

Representantes de diversos segmentos da sociedade já vêm tentando alertar a
população a respeito do PNDH e dos seus proponentes, bem antes do Paschoal
Piragine Jr.

Mas o video do Paschoal atingiu "indice de viralidade > 1.0", se espalhando de forma exponencial.

Veja o que outros já disseram a respeito:


RELIGIOSOS
BISPO DE GUARULHOS
http://www.youtube.com/watch?v=hA6h1dFgbc8&feature=player_embedded

PR. SILAS MALAFAIA
http://www.youtube.com/watch?v=-TJ2AOO3gCo

NOTA OFICIAL DA CNBB REGIONAL SUL 1
http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=5742

DR. IVES GANDRA DA SILVA MARTINS (JURISTA/OPUS DEI)
http://www.youtube.com/watch?v=sUlpIUuRQ6U&p=859A2543FAD2CA3C&playnext=1&index=1\2




MIDIA:

ARNALDO JABOR
http://www.youtube.com/watch?v=Vb2yIxVhsG8&feature=related

ALEXANDRE GARCIA
http://www.youtube.com/watch?v=7r4bs6CrcyU&feature=related

JOELMIR BETTING
http://www.youtube.com/watch?v=2F-RiYkHF1M&feature=fvw


E a resposta em audio de um lider PT, que confirma a posição do partido e onde
se pode observar um argumento/frase-feita falacioso utilizado pelos defensores
do aborto: que "é uma necessidade por razões de saude pública".
http://www.cbncuritiba.com.br/arquivo/download/1995-PastorPT-Marcio.wma



Se a iniquidade é permitida, mas se opor à iniquidade não, então, caso nos
calemos, não apenas teremos casamentos homossexuais e aborto liberado, mas em
breve cidadãos poderão exigir o direito de casar legalmente com várias pessoas
ao mesmo tempo (poligamia), que têm o direito de fazer sexo com suas crianças
e/ou matá-las (isso ocorre livremente em algumas comunidades indigenas no Brasil), que
podem fazer o que bem entenderem, pois tudo isso seria de âmbito estritamente
pessoal, ninguém teria nada a ver com a vida alheia e quem tiver opinião contra
deverá ser punido.

Que façam o que quiserem, Deus lhes deu o livre arbitrio. O exercício da
homossexualidade não é ilegal, e defendo que continue assim. Mas é imoral à luz
da Biblia. Sou pecador também. Cabe a mim amar os demais pecadores e deixar o
julgamento nas mãos de Deus. Mas não posso concordar em ficar calado e deixar de
manifestar minha opinião. Não posso concordar que a legislação do meu país seja
alterada para me calar à força. Não posso concordar com um governo, partido
político ou organização que queira me proibir, de forma velada e sutil, de ser
autenticamente cristão, e cumprir o chamado de Cristo para falar dEle a toda
criatura, seja no meu trabalho, escola, rua, e tentar ser um pouco de luz aqui
nesta terra.

Abço
Ander

CNBB Regional Sul 1 disse...

CNBB

http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=5742

==============


Em nota, Regional Sul 1 pede divulgação do texto "Apelo a todos os Brasileiros e Brasileiras"

NOTA DA COMISSÃO EPISCOPAL REPRESENTATIVA DO CONSELHO EPISCOPAL REGIONAL SUL 1 – CNBB


A Presidência e a Comissão Representativa dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB, em sua Reunião ordinária, tendo já dado orientações e critérios claros para “VOTAR BEM”, acolhem e recomendam a ampla difusão do “APELO A TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS” elaborado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 que pode ser encontrado no seguinte endereço eletrônico “www.cnbbsul1.org.br”.

São Paulo, 26 de Agosto de 2010.

Dom Nelson Westrupp, scj
Presidente do CONSER-SUL 1

Dom Benedito Beni dos Santos
Vice-presidente do CONSER-SUL 1

Dom Airton José dos Santos
Secretário Geral do CONSER SUL 1


APELO A TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS


Nós, participantes do 2º Encontro das Comissões Diocesanas em Defesa da Vida (CDDVs), organizado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB e realizado em S. André no dia 03 de julho de 2010,

- considerando que, em abril de 2005, no IIº Relatório do Brasil sobre o Tratado de Direitos Civis e Políticos, apresentado ao Comitê de Direitos Humanos da ONU (nº 45) o atual governo comprometeu-se a legalizar o aborto,

. . .
(ver site)

Unknown disse...

É lastimavel, depois de tantos escandalos, pessoas Cristã ainda apoiam o PT, já fui eleitor do PT, mas não voto neste partido mais, democracia lá nao exsite, e isso sabemos...
O PR PASCHOAL NAO FEZ POLITICA, E NÃO USA A IGREJA PARA O FAZER, ele foi igual MARTIN LUTHER KING, NÃO SO AGORA SE MANIFESTOU MAS JA VEM SE MANIFESTANDO FAZ TEMPO A TANTO INJUSTIÇA... temos há varias pessoas na PIB, que não concordam com o Pr Paschoal,, mas se nem com Cristo muitos concordaram!! AGORA VOCÊ VEM PROTEGER O PT.... POR FAVOR!!.. E SE VOCÊ É CRISTÃO PORQUE NÃO VOTEM NA MARINA..... ACORDA BRASIL!!!!!

Lauro Alisson disse...

Concordo com os que dizem que pupito não é lugar de se fazer politica, agora discordo quando dizem que o pastor falou "inverdades", vcs já leram o pnh3? sabem do posicionamento da instituição PT em relação aos temas polêmicos como casamento homossexual e sobre o aborto? e a postura da candidata Dilma? Aonde está a inverdade? o PNH3 é uma afronta não só para os evangelicos mas tbm para os catolicos, e todas as pessoas que acreditam na liberdade! As manifestações estão começando e se Deus permitir irão continuar o que não pode acontecer é o silencio dos justos!
Outra coisa é verdade que os dois deputados não foram expulsos, na verdade eles receberam duras punições dentro do partido porque se manifestaram de acordo com suas consciencias, o que forçaram a saída deles!
Temos uma excelente opção com proposta e com proposito! Marina Silva!

Kalleu Natividade disse...

Eu fui PT... Não voto e nem milito mais no partido, só me preocupo com a verdade e é isso que estou buscando, entendo que muito do que está no vídeo está acontecendo, mas aproveitar isso para manipular a verdade misturando com mentira... Isso é cristão?

Postar um comentário

Powered By Blogger