Subscribe:

Eu com Javé

domingo, 27 de dezembro de 2009

Homem de Barro

imagem

Era uma vez um menino chamado Pinóquio. Seu pai era um carpinteiro, mas Pinóquio não era um menino comum, ele não nasceu de uma forma natural. Seu pai, Gepeto, já havia criado muitas coisas, muitos fantoches, mas quando ele criou Pinóquio, ele sabia que aquele seria diferente. Não me recordo como, mas eventualmente o boneco adquiriu vida, e o pai dele não se pode conter, tamanha era a sua felicidade. Tinha, afinal, ganhado um filho.

Pinóquio se sentia incompleto, e toda a sua história se passa numa busca desenfreada por um coração, para ser finalmente um menino de verdade.

Após me lembrar dessa história, me veio uma comparação com a história do cristão. Somos bonecos de barro, cujo pai soprou vida em nós. Adão pecou e desde então nós começamos uma carreira desenfreada, igual a Pinóquio, para nos sentir completos.

As pessoas do mundo sentem um vazio verdadeiro dentro delas, e começam então a buscar algo que as preencha, a resposta nós já sabemos, é Jesus. Mas ai começa o grande perigo. Não satisfeitas por encontrarem tão facilmente aquilo que buscavam, elas começam a tentar se encher ainda mais de coisas que julgam ser completamente necessárias.

Elas encontram Deus, ai começam a buscar desesperadamente a “falta de pecados” como uma maneira de tentar agradar-Lo. Como ninguém consegue alcançar esse objetivo, tentasse então colocar várias privações, achando que assim estarão fazendo a coisa certa. Privam-se de música secular, de amigos, de ambientes, etc.

Depois começam a murmurar, falando em o quão é difícil ser um cristão, o quão duro é seguir essa vida, sendo que elas próprias se colocaram nesse lugar. Abandonam a fé, desistem das coisas que conquistaram, vão procurar uma coisa mais fácil.

O problema do ser humano ainda é a dificuldade de compreender completamente a graça de Deus. Muitos se surpreenderiam se lhes dissessem que Deus não espera servos perfeitos, e que TODAS as pessoas da bíblia, inclusive Elias, Moises e Davi, pecavam, da mesma maneira que você, ou talvez até pior. Não é necessário mentir para Deus, não é preciso se martirizar por ser tão fraco em se controlar e por cometer pecados. Deus nunca quis filhos perfeitos, do contrário não teria criado você assim, tão propenso a carne e tão falho em controlar sua vontade.

Tudo com o que Deus se preocupa é com a sua felicidade, com o seu amor para com Ele. Pecar é ruim? É. Mas não se cobre tanto, porque o próprio Deus não está fazendo isso.

Seremos então como Pinóquio. Encontraremos a fada azul (Jesus), retornaremos para casa, e seremos então felizes para sempre com o Pai.

  

Rafael Siqueira

Igreja Betesta - Santa Cruz do Capibaribe

 

* Uma curiosidade que não tem nada haver com o texto: Homem de Barro é o nome da marca da estilista Aline Rabelo, http://www.homemdebarro.com.br/ – O design do site é fantástico…

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger